#VOCÊSABIA?

PURIM SAMEACH 

É uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus do plano de Hamã, para exterminá-los. 
Essa festa é caracterizada pela leitura pública do livro de Ester, por duas vezes. Distribuição de comida e dinheiro aos pobres, presentes e consumo de vinho durante a refeição de celebração. (Ester 9:22)

O nome Purim vem da palavra hebraica "pur" que significa sorteio. Este foi o método usado por Hamã, o primeiro ministro do rei da Pérsia, para escolher a data na qual ele pretendia massacrar os judeus do país. 


Os quatro principais costumes durante o dia de Purim: 

1° ouvir a leitura pública do livro de Ester de noite e novamente na manhã seguinte

2° mandar presente de comida para amigos 

3° dar caridade aos pobres 

4° comer uma refeição festiva 

Quando o nome de Hamã é lido em voz alta durante o canto público da Meguilá, isso ocorre 54 vezes. A população faz barulho para apagar seu nome. 

Desenvolveram o costume de escrever o nome de Hamã em duas pedras lisas, e bate-las juntas até que o nome fosse apagado. Alguns escreveram o nome de Hamã na sola do sapato, e assim batendo os pés em sinal de desprezo. 
De acordo com a tradição, cada adulto deve dar pelo menos dois alimentos diferentes para uma pessoa e pelo menos duas doações de caridade para duas pessoas pobres. 

O cumprimento mais comum é "CHAG PURIM SAMEACH". A saudação hebraica traduz livremente como "Feliz feriado de Purim" 

Essa festividade dura dois dias, o 14° e o 15° dia do mês hebraico de Adar. Na prática, se costuma celebrar apenas um dos dias. Quando comemora no 14° dia, no 15° não se comemora e vice versa. 

Assim como a rainha passou por não judia para conseguir, de alguma maneira, salvar seu povo. É comum se fantasiar no dia de Purim para fingir ser outra pessoa. Quando na realidade, não abandonaram a Deus. 

O dia da tristeza, foi transformado em dia de vitória, por isso. Mordecai ordenou que todos os judeus do reino celebrassem, ali se criou o tempo de festa, de alegria e banquetes. Conhecido como a festa do Purim. 





Na Bíblia sagrada, especificamente em Ester cap9 é comentado mais sobre essa festa. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito fácil confiar em Deus..

Paulo, eu entendo você..

VOCÊ É AQUILO QUE VOCÊ ESCUTA